Logo PGQu

Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bolsas de estudo

As agências de fomento nacionais oferecem anualmente um “número variável” de bolsas de mestrado e doutorado ao Programa. Essas bolsas, denominadas de demanda espontânea, são outorgadas aos alunos em função de sua classificação nos concursos de seleção. Em geral, os 10 primeiros colocados de cada processo de seleção anual, sempre tem sido contemplados.
Para alunos que possuem vinculo funcional com outras Instituições de Ensino Superior, há programas especiais de concessão de bolsas das agências nacionais, por solicitação da Instituição de origem.
Bolsas concedidas por empresas também estão disponíveis, mas geralmente após o início do trabalho de tese e vinculadas ao orientador.
Bolsas para estrangeiros podem ser outorgadas pela CAPES (modalidade PEC-PG) e Organismos Internacionais de Financiamento (por exemplo TWAS, DAAD, etc.), por solicitação direta do interessado. No caso de estrangeiros, estes precisam ser aprovados no exame de língua portuguesa CELPE-Bras (Ministério da Educação e Cultura, Brasil).

Financiamento direto, geridos pelo programa:

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico => oferece bolsas de mestrado e doutorado, durante 24 e 48 meses respectivamente. A bolsa de doutorado ainda acompanha taxa de bancada para despesas relacionadas à pesquisa, que deverão ser devidamente comprovadas na prestação de contas ao final do 48º mês.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior => oferece bolsas de mestrado e doutorado, durante 24 e 48 meses respectivamente.

FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro => oferece duas bolsas de mestrado e uma de doutorado no programa “Aluno Nota 10” durante os últimos 12 e 24 meses de curso, respectivamente.

Financiamento indireto, geridos por outros órgãos e instâncias:

ANP - Agencia Nacional de Petróleo (www.iq.ufrj.br/anp/) => oferece bolsas de mestrado e doutorado dentro do programa “PRH1” do Instituto de Química, durante 24 e 48 meses respectivamente. As bolsas são outorgadas a candidatos aprovados no processo de seleção da PGQu e com os melhores projetos na área de Química de Petróleo, avaliados pela coordenação do PRH1.

Empresas Privadas => oferecem bolsas vinculadas a projetos de pesquisa dos docentes do programa, geralmente através das Fundações de Pesquisa.

INSTITUTO DE QUÍMICA - UFRJ -INTRANET -FAPERJ -CNPq -CAPES -PERIÓDICOS -CONTATO -RESTRITO

Instituto de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, BRASIL | Todos os direitos reservados. ©1999-2016 PGQu & UFRJ.
Google+ | Criação de Sites RJ | Criação de Sistemas Web/EventSys