Modelagem Molecular

Estudos de mecanismos de reação (em fase gás, solução, superficies, catálise, sistemas biológicos, etc), propriedades magnéticas, elétricas, óticas e energéticas; interações intra- e intermoleculares, sistemas químicos e bioquímicos.

Projeto: Estudo, através de uma abordagem teórica, das interações entre inibidores e enzimas que agem nos processos inflamatórios mediados pelo ácido araquidônico e seus metabólitos; Docente(s): Ricardo Bicca de Alencastro (Química Orgânica) e Magaly Girão de Albuquerque (Química Orgânica); Código Sigma: 184; Início: 1993.

Projeto: Estudo da inibição do sítio ativo de trombina por inibidores sintéticos; Docente(s): Ricardo Bicca de Alencastro (Química Orgânica); Código Sigma: 183; Início: 1998.

Projeto: Modelagem molecular de um sítio farmacofórico tridimensional para agonistas de receptor de PGI2 (IP) que incorpore parâmetros estereoeletrônicos obtidos por modelagem da PGI2 e de compostos prostaciclina miméticos, com vista ao desenvolvimento de novas drogas; Docente(s): Magaly Girão de Albuquerque (Química Orgânica) e Ricardo Bicca de Alencastro (Química Orgânica); Código Sigma: 5177; Início: 1998.

Projeto: Modelagem Molecular aplicada em Química Inorgânica com enfoque em - 1) Compostos de Coordenação com aplicação em Química Bioinorgânica; 2) Compostos de Coordenação com aplicação em Química Medicinal; 3) Compostos Halogenados com interesse em Química Atmosférica; Docente(s): Sérgio de Paula Machado (Química Inorgânica); Código Sigma: nc; Início: 1998.

Projeto: Modelagem molecular, com enfoque em DFT/GIAO, aplicada à análise estrutural e dinâmica de compostos orgânicos (incluindo-se proteínas e peptídeos), em solução, frente à dados experimentais obtidos por RMN; Docente(s): Carlos Roland Kaiser (Química Orgânica); Código Sigma: 7608; Início: 2000.

Projeto: Estudo e desenvolvimento de novos inibidores de PDE4 por técnicas de modelagem molecular e QSAR-3D; Docente(s): Magaly Girão de Albuquerque (Química Orgânica) e Ricardo Bicca de Alencastro (Química Orgânica); Código Sigma: 6008; Início: 2000.

Projeto: Estudos da tripanotiona redutase do Trypanosoma cruzi e de seus inibidores por modelagem molecular e QSAR-3D no desenvolvimento de novos candidatos a tripanomicidas; Docente(s): Magaly Girão de Albuquerque (Química Orgânica) e Ricardo Bicca de Alencastro (Química Orgânica); Código Sigma: 7739; Início: 2001.

Projeto: Intermediários reativos: efeitos de solvatação e formação de espécies superativadas, tais como carbocátions (ativação de alcanos por íons carbônios e íons carbênios), o cátion nitrônio (nitrações eletrofílicas aromáticas) e cátions acílio (acilações de Friedel Crafts). estudados por dinâmica molecular ab initio; Docente(s): Pierre Mothé Esteves (Química Orgânica); Código Sigma: 8958; Início: 2002.

Projeto: Estudo de aspectos estruturais de intermediários e mecanismos de reações orgânicas; mecanismo SET versus mecanismo polar; Docente(s): Pierre Mothé Esteves (Química Orgânica); Código Sigma: 10166; Início: 2003.

Projeto: Química teórica e modelagem molecular, com ênfase no cálculo de propriedades espectroscópicas de gases, estrutura eletrônica e propriedades de sólidos, superfícies e materiais nanoestruturados; Docente(s): Alexandre Braga da Rocha (Físico-Química); Código Sigma: nc; Início: 2005.

Projeto: Modelagem Molecular de Proteínas Quinases Visando a Identificação de Fármacos Antiinflamatórios e Antitumorais Oriundos de Produtos Naturais Marinhos; Docente(s): Nelilma Correia Romeiro (Química Orgânica); Código Sigma: nc; Início: 2009.

O detalhamento dos projetos de cada linha de pesquisa pode ser acessado em http://www.sigma.ufrj.br através do Código Sigma descrito nos resumos dos projetos.