Logo PGQu

Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Química Medicinal

Síntese e estudos biofarmacêuticos de medicamentos e outras drogas com atividade biológica. Desenvolvimento de produtos vinculados a saúde.

Projeto: Planejamento, síntese, avaliação farmacológica de novos candidatos a protótipos de fármacos - Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncais Bioativas (LASSBio); Docente(s): Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro (Química Orgânica) e Carlos Alberto Manssour Fraga (Química Orgânica); Código Sigma: 5444; Início: 1990.

Projeto: Estudo do mecanismo de ação, antiagregante plaquetária, antinflamatória e analgésica de novos bioisósteros de inibidores da cascata do ácido araquidônico; Docente(s): Carlos Alberto Manssour Fraga (Química Orgânica) e Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro (Química Orgânica); Código Sigma: 2946; Início: 1996.

Projeto: Planejamento, síntese e avaliação farmacológica de novas classes de substâncias antagonistas de receptores de TXA2; Docente(s): Carlos Alberto Manssour Fraga (Química Orgânica) e Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro (Química Orgânica); Código Sigma: 2948; Início: 1996.

Projeto: Planejamento, síntese e avaliação das propriedades antitrombóticas de novos derivados tricíclicos antagonistas do PAF; Docente(s): Carlos Alberto Manssour Fraga (Química Orgânica) e Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro (Química Orgânica); Código Sigma: 2947; Início: 1996.

Projeto: Desenvolvimento de metodologias em química clínica (médica) com foco em análise e monitoramento de níveis séricos; Docente(s): Francisco Radler de Aquino Neto (Química Orgânica); Código Sigma: 202; Início: 1996.

Projeto: Síntese e avaliação farmacológica de bloqueadores dos receptores beta-adrenérgicos e de agentes anti-inflamatórios não esteroidais derivados de isatina (1H-indol-2,3-diona); Docente(s): Joaquim Fernando Mendes da Silva (Química Orgânica); Código Sigma: 2949; Início: 1997.

Projeto: Planejamento de novos compostos anti-inflamatórios não-ácidos, estruturalmente desenhados como inibidores seletivos de prostaglandina endoperóxidos sintase-2; Docente(s): Carlos Alberto Manssour Fraga (Química Orgânica) e Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro (Química Orgânica); Código Sigma: 3521; Início: 1999.

Projeto: Planejamento, síntese e avaliação das propriedades antinociceptivas de novos Derivados acilidrazônicos benzo[c][1,2,5]tiadiazólicos; Docente(s): Carlos Alberto Manssour Fraga (Química Orgânica) e Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro (Química Orgânica); Código Sigma: 5592; Início: 2000.

Projeto: Desenvolvimento de metodologias catalíticas e assimétricas para a síntese de novas ligações carbono-carbono e carbono-heteroátomo; aplicação na síntese de produtos naturais e análogos com atividade anti-tumoral; Docente(s):Simon John Garden (Química Orgânica); Código Sigma: 8679; Início: 2000.

Projeto: Planejamento, síntese e avaliação das propriedades farmacológicas de novos candidatos à protótipos de inibidores de proteases; Docente(s): Carlos Alberto Manssour Fraga (Química Orgânica) e Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro (Química Orgânica); Código Sigma: 7269; Início: 2001.

Projeto: Derivados sintéticos da Ivermectina com ênfase na potencialização das atividades farmacológicas em filarioses e leishmanioses; Docente(s): Carlos Roland Kaiser (Química Orgânica); Código Sigma: 11122; Início: 2002.

Projeto: Mecanismo de ação de peptídeos inseticidas; Docente(s): Cristian Follmer (Físico-Química); Código Sigma:nc; Início: 2006.

Projeto: Bases moleculares da Doença de Parkinson; Docente(s): Cristian Follmer (Físico-Química); Código Sigma: nc;Início: 2006.

Projeto: Complexos de Cobalto(III) contendo Aminonaftoquinonas como Possíveis Pró-drogas Ativadas por Hipóxia;Docente(s): Marciela Scarpellini (Química Inorgânica); Código Sigma: nc; Início: 2008.

Projeto: Síntese de entidades químicas inéditas, sinteticamente viáveis e com propriedades farmacológicas promissoras, caracterizando um avanço na busca de novos inibidores de α-glicosidases, tal como a α-amilase pancreática, úteis no tratamento do diabetes mellitus tipo II; Docente(s): Sabrina Baptista Ferreira (Química Orgânica); Código Sigma:21440; Início: 2011.

Projeto: Design, Síntese e Avaliação Biológica de Novos Protótipos Antimaláricos e Antirretrovirais; Docente(s): Nubia Boechat (Química Orgânica); Código Sigma: 21440; Início: 2012.

O detalhamento dos projetos de cada linha de pesquisa pode ser acessado em http://www.sigma.ufrj.bratravés do Código Sigma descrito nos resumos dos projetos.

INSTITUTO DE QUÍMICA - UFRJ -INTRANET -FAPERJ -CNPq -CAPES -PERIÓDICOS -CONTATO -RESTRITO

Instituto de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, BRASIL | Todos os direitos reservados. ©1999-2016 PGQu & UFRJ.
Google+ | Criação de Sites RJ | Criação de Sistemas Web/EventSys