Espectrometria de Massas

Estudos envolvendo a identificação de substâncias por separação de íons em fase gás conforme diferenças de massa/carga através de métodos instrumentais.

Projeto: Excitação Eletrônica de Átomos e Moléculas por Impacto de Fótons e Elétrons; Docente(s): Gerardo Gerson Bezerra de Souza (Fisico-Química) ; Código Sigma: nc; Início: 1990.

Projeto: Análise de misturas complexas, por EM acoplada a CG, como matrizes naturais, óleos crus, amostras ambientais, etc.; Docente(s): Francisco Radler de Aquino Neto (coordenador) (Química Orgânica); Código Sigma: 209; Início: 1993.

Projeto: Estudo dos biomarcadores constituintes de óleos, rocha geradoras, sedimentos antigos e recentes por EM acoplada a CG, em geoquímica orgânica; Docente(s): Debora de Almeida Azevedo (Química Orgânica) e Francisco Radler de Aquino Neto (Química Orgânica); Código Sigma: 5919; Início: 1996.

Projeto: Caracterização e identificação, por EM acoplada a CG, dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA'S) em ambiente aberto de diferentes localidades apresentando, diferentes graus de contaminação; Docente(s): Debora de Almeida Azevedo (Química Orgânica); Código Sigma: 189; Inicio: 1996.

Projeto: Caracterização, por EM acoplada a CG e CLAE, das substâncias responsáveis pelo aroma e gosto em matrizes naturais através do desenvolvimento de metodologias analíticas; Docente(s): Claudia Moraes de Rezende (Química Orgânica); Código Sigma: 215; Início: 1996.

Projeto: Análise, por EM acoplada a CG, da oximetolona e seus metabólitos em plasma da saliva e urina de pacientes portadores de anemia de Falconi, anemia aplásica, visando elucidar toda a farmacocinética da droga; Docente(s): Francisco Radler de Aquino Neto (Química Orgânica); Código Sigma: 7813; Início: 1998.

Projeto: Determinação, por EM acoplada a CG, de glicoconjugados de esteróides androgênios em urina; Docente(s): Francisco Radler de Aquino Neto (Química Orgânica); Código Sigma: 8682; Início: 2002.

Projeto: Estudo dos processos de excitação eletrônica de camada interna e de fotofragmentação iônica de estados altamente excitados de pequenas moléculas em fase gasosa. Sistemas estudados: ácido acético, ácido acrílico e seus metilésteres, acetato de metila e acrilato de metila, ácido fórmico e todas as suas formas isotópicas, anilina, nitrobenzeno, nitroanilinas, benzeno. Docente(s): Cássia Curan Turci (Química Inorgânica); Código Sigma: nc; Início: 2003.

Projeto: Estudo da Dinâmica de Fotofragmentação Molecular Utilizando a Espectrometria de Massa por Tempo de Vôo (TOF-MS) e a Luz Síncrotron. O principal objetivo deste Projeto é estudar os processos de excitação eletrônica de camada interna e de fotofragmentação de estados altamente excitados de pequenas moléculas em fase gasosa, através da espectrometria de massa por tempo de voo e as técnicas de multicoincidência iônica, utilizando a luz síncrotron como fonte de excitação. Docente(s): Antonio Carlos de Oliveira Guerra (Química Inorgânica); Código Sigma: 19901; Início: 2011.

O detalhamento dos projetos de cada linha de pesquisa pode ser acessado em http://www.sigma.ufrj.br através do Código Sigma descrito nos resumos dos projetos.