Logo PGQu

Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fotoquímica

Estudo do mecanismo de reações fotoquímicas visando aplicação em sínteses, armazenamento de energia, etc.

Projeto: Análise da migração de energia e a destribuição de moléculas aromáticas policíclicas em petróleo utilizando as suas propriedades fluorescentes; Docente(s): David Ernest Nicodem (Química Orgânica); Código Sigma: 172; Início: 1996.

Projeto: Estudo da fotoquímica de 9,10-fenantrenoquinona e os seus derivados em relação a redução por alcanos, álcoois, aminas e alquil aromáticos;Docente(s): David Ernest Nicodem (Química Orgânica); Código Sigma: 170;Início: 1996.

Projeto: Intemperismo fotoquímico de petróleo, com estudo das alterações nas propriedades físicas e químicas de petróleo frente a irradiação solar, com ou sem a adição de corantes; Docente(s): David Ernest Nicodem (Química Orgânica); Código Sigma: 171; Início: 1996.

Projeto: Desenvolvimento de uma metodologia capaz de medir a energia de estados excitados tripletes utilizando a transferência de energia, empregando-se complexos organometálicos fosforescentes; Docente(s): David Ernest Nicodem (Química Orgânica); Código Sigma: 173; Início: 1996.

Projeto: Caracterização espectroscópica do estado excitado triplete de dicetonas e estudo da reatividade frente a uma série de supressores, como álcoois, toluenos, fenóis, olefinas e aminas, utilizando-se a técnica de fotólise por pulso de laser; Docente(s): Nanci Camara de Lucas Garden (Química Orgânica); Código Sigma: 5179; Início: 1996.

Projeto: Investigação do mecanismo de fotólise do dibenzotiofeno sulfóxido, com aplicação na degradação do petróleo e meio ambiente, caracterizando-se o estado excitado e os possíveis intermediários envolvidos neste processo, empregando técnicas de resolução temporal e de emissão a baixa temperatura; Docente(s): Nanci Camara de Lucas Garden (Química Orgânica) e David Ernest Nicodem (Química Orgânica); Código Sigma: 5182; Início:1999.

Projeto: Estudo de moléculas incluídas em cavidades de zeólitas com interesse sobre a suas polaridades obtidas a partir do tempo de vida de carbocátions gerados no seu interior (fotólise de álcoois e/ou haletos de sistemas como fluoretos e xantenos), utilizando-se a técnica de fotólise por pulso de laser no modo de reflectância difusa; Docente(s): Nanci Camara de Lucas Garden (Química Orgânica) e Rodrigo Jose Correa (Química Orgânica); Código Sigma:8718; Início: 2002.

Projeto: Estudo da fotodegradação de petróleo derramado sobre águas;Docente(s): Rodrigo Jose Correa (Química Orgânica) e David Ernest Nicodem (Química Orgânica); Código Siga: 10155; Início: 2003.

O detalhamento dos projetos de cada linha de pesquisa pode ser acessado em http://www.sigma.ufrj.br através do Código Sigma descrito nos resumos dos projetos.

 

INSTITUTO DE QUÍMICA - UFRJ -INTRANET -FAPERJ -CNPq -CAPES -PERIÓDICOS -CONTATO -RESTRITO

Instituto de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, BRASIL | Todos os direitos reservados. ©1999-2016 PGQu & UFRJ.
Google+ | Criação de Sites RJ | Criação de Sistemas Web/EventSys