Espectroscopia Atômica e Molecular

Desenvolvimento de espectrômetros de Impacto de Elétrons visando a obtenção de espectros eletrônicos de átomos e moléculas em fase gasosa. Luz síncrotron, fotoabsorção e fotoionização de átomos e moléculas. Técnicas de tempo de vôo.

Projeto: Excitação Eletrônica de Átomos e Moléculas por Impacto de Fótons e Elétrons; Docente(s): Gerardo Gerson Bezerra de Souza (Fisico-Química) ;Código Sigma: nc; Início: 1990.

Projeto: Emprego de técnicas espectroscópicas e de espectrometria de massa ao estudo de materiais; Docente(s): Maria Luiza Rocco Duarte Pereira (Fisico-Química) ; Código Sigma: nc; Início: 1995.

Projeto: Emprego de técnicas espectrocópicas de alta resolução no estudo de moléculas orgânicas complexas; Docente(s): Maria Luiza Rocco Duarte Pereira (Fisico-Química) ; Código Sigma: nc; Início: 1995.

Projeto: Estudo das propriedades eletrônicas dos complexos dos ligantes DMIT e DMIO: Novos sistemas de semicondutores. Docente(s): Cássia Curan Turci (Química Inorgânica); Código Sigma: nc; Início: 1999.

Projeto: Estudo dos processos de excitação eletrônica de camada interna e de fotofragmentação iônica de estados altamente excitados de pequenas moléculas em fase gasosa. Sistemas estudados: ácido acético, ácido acrílico e seus metilésteres, acetato de metila e acrilato de metila, ácido fórmico e todas as suas formas isotópicas, anilina, nitrobenzeno, nitroanilinas, benzeno.Docente(s): Cássia Curan Turci (Química Inorgânica); Código Sigma: nc;Início: 2003.

Projeto: Estudo da Dinâmica de Fotofragmentação Molecular Utilizando a Espectrometria de Massa por Tempo de Vôo (TOF-MS) e a Luz Síncrotron. O principal objetivo deste Projeto é estudar os processos de excitação eletrônica de camada interna e de fotofragmentação de estados altamente excitados de pequenas moléculas em fase gasosa, através da espectrometria de massa por tempo de voo e as técnicas de multicoincidência iônica, utilizando a luz síncrotron como fonte de excitação. Docente(s): Antonio Carlos de Oliveira Guerra (Química Inorgânica); Código Sigma: 19901; Início: 2011.

Projeto: Aplicação de Espectroscopia Vibracional na Investigação de Interações Intermoleculares e Interiônicas. Docente(s): Wagner de Assis Alves (Química Inorgânica); Código Sigma: 24027; Início: 2013.

O detalhamento dos projetos de cada linha de pesquisa pode ser acessado em http://www.sigma.ufrj.br através do Código Sigma descrito nos resumos dos projetos.