Logo PGQu

Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Catálise e Cinética Química

Estudos de alterações, em especial aumento, de velocidades de reações químicas por materiais ou substânicas que continuam quimicamente intactas ao final dos processos.

Projeto: Desativação de Catalisadores de Craqueamento Catalítico Fluido (FCC). Docentes(s): Marcelo Maciel Pereira (Química Inorgânica); Código Sigma: nc; Inicio: 1988.

Projeto: Preparação, caracterização estrutural/textural e reatividade de argilas intercaladas com cátions metálicos e também pilarizadas, com aplicação em catálise de reações de alquilação, esterificação, transesterificação de óleos vegetais e outros processos orgânicos de interesse; Docentes(s): Rosane Aguiar da Silva San Gil (Química Orgânica); Código Sigma: 8394; Inicio: 1991.

Projeto: Alquilação de hidrocarbonetos aromáticos, como benzeno, tolueno e anisol, com álcool benzílico catalisada por sólidos ácidos, com ênfase no ácido nióbico e derivados; Docente(s): Elizabeth Roditi Lachter (Química Orgânica); Código Sigma: 187; Inicio: 1993.

Projeto: Catálise Heterogênea de Oxidação Seletiva; Docente(s): Jean Guillaume Eon (Química Inorgânica); Código Sigma: nc; Início: 1994.

Projeto: Estudo cinético de reações envolvendo compostos inorgânicos halogenados de cloro, bromo e iodo, meio aquoso; Docente(s): Roberto de Barros Faria (Química Inorgânica); Código Sigma: 3082; Início: 1995.

Projeto: Estudo das condições de síntese de argilominerais com complexos metálicos bem como avaliação das condições de pilarização. Caracterizações dos catalisadores pilarizados e de argilas ácidas sintetizadas e comerciais. Avaliação catalítica utilizando reações específicas; Docente(s): Rosane Aguiar da Silva San Gil (Química Orgânica); Código Sigma: 1421; Início: 1996.

Projeto: Preparação e utilização de niobatos com ligantes bidentados derivados de 2,2'-dipiridina, derivados da 8-hidroxiquinolina e derivados de ácidos dicarboxílicos; ancoragem de espécies peroxonióbicas em polímeros do tipo estireno-divinilbenzeno funcionalizados e estireno-anidrido melêico (SMA) e o estudo da atividade catalítica desta espécie em reações de oxidação de olefinas; Docente(s): Elizabeth Roditi Lachter (Química Orgânica); Código Sigma: 188; Início: 1996.

Projeto: Engenharia Molecular de Catalisadores: 1) Catalisadores à base de sulfetos metálicos, mássicos ou suportados em aluminas modificadas com Ti, Zr e Nb ou suportados em nióbia para hidroprocessamento de petróleo; 2) Atividade de hidrogenação, de hidrogenólise e tiotolerância de catalisadores metálicos suportados em zeólitas para hidroconversão de diesel; 3) Reações de hidrocarbonetos e álcoois sobre aluminas modificadas com Ti, Nb ou Zr; Catalisadores modificados com nióbio para síntese de dimetiléter (DME); 4) Carbetos e nitretos de metais de transição suportados em zeólitas para hidroprocessamento de petróleo e hidroisomerização e hidrocraqueamento de frações pesadas de síntese de Fischer-Tropsch; 5) Zeólitas modificadas com gálio para aromatização de hidrocarbonetos leves e produção de olefinas; 6) Caracterização espectroscópica de catalisadores (FTIR, UV-vis, Raman, XPS, EXAFS). Docente(s): Arnaldo da Costa Faro Junior (Físico-Química; Código Sigma: 336, 6311, 6937; Início: 1996 e 2000.

Projeto: Funcionalização de hidrocarbonetos sobre zeólitos e aplicação em processos de alquilação e nitração de hidrocarbonetos; e estudos de oxidação de hidrocarbonetos com titano-silicatos; Docente(s): Cláudio José de Araújo Mota (Química Orgânica) e Rodrigo José Correa (Química Orgânica); Código Sigma: 224; Início: 1997.

Projeto: Reatividade de hidrocarbonetos sobre catalisadores sólidos ácidos, enfatizando o mecanismo de reação, formação e caracterização de carbocátions; desenvolvimento de novos catalisadores e processos para indústria petroquímica e de química fina; Docente(s): Cláudio José de Araújo Mota (Química Orgânica), Pierre Mothé Esteves (Química Orgânica) e Rodrigo José Correa (Química Orgânica); Código Sigma: 225; Início: 1997.

Projeto: Oxidação de hidrocarbonetos saturados catalisada por metais de transição do grupo V; Docente(s): Elizabeth Roditi Lachter (Química Orgânica); Código Sigma: 7886; Início: 2001.

Projeto: Oxidação de álcoois alílicos com peróxido de hidrogênio catalisada por metais de transiçào do grupo V; Docente(s): Elizabeth Roditi Lachter (Química Orgânica); Código Sigma: 7887; Início: 2001.

Projeto: Dinâmica e mecanismo de reações aplicadas à química atmosférica e poluição - Determinação da superfície de energia potencial e do coeficiente de velocidade de reações de interesse na química atmosférica, na fase gasosa e na fase condensada. Os cálculos das superfícies são realizados em nível ab-initio e DFT e os de coeficiente de velocidade usando a Teoria do Estado de Transição Generalizada; Docente(s): Graciela Arbilla de Klachquin (Físico-Química); Código Sigma: nc; Início: 2003.

Projeto: Conversão de CO2 em Combustíveis e Produtos Químicos; Docente(s): Jussara Lopes de Miranda (Química Inorgânica); Código Sigma: nc; Início: 2003.

Projeto: Novos Catalisadores para Processos de Branqueamento com Peróxido de Hidrogênio Baseados em Complexos de Coordenação com Ligantes Tetradentados Polifenólicos; Docente(s): Marciela Scarpellini (Química Inorgânica); Código Sigma: nc; Início: 2006.

Projeto: Regeneração do catalisador FCC na presença de CO2 - busca de promotores para formação de CO e efeito sobre a formação de óxidos Nox. Docentes(s): Marcelo Maciel Pereira (Química Inorgânica); Código Sigma: nc; Inicio: 2008.

Projeto: Inserção da biomassa em unidades tipo RFCC. Docentes(s): Marcelo Maciel Pereira (Química Inorgânica); Código Sigma: nc; Inicio: 2008.

Projeto: Síntese e caracterização de sistemas nanoestruturados a base de metal-ciclodextrina ativos como catalisadores em reações de acoplamento cruzado carbono-carbono; Docentes(s): Luiz Fernando Brum Malta (Química Inorgânica); Código Sigma: nc; Inicio: 2009.

O detalhamento dos projetos de cada linha de pesquisa pode ser acessado em http://www.sigma.ufrj.br através do Código Sigma descrito nos resumos dos projetos.

INSTITUTO DE QUÍMICA - UFRJ -INTRANET -FAPERJ -CNPq -CAPES -PERIÓDICOS -CONTATO -RESTRITO

Instituto de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, BRASIL | Todos os direitos reservados. ©1999-2016 PGQu & UFRJ.
Google+ | Criação de Sites RJ | Criação de Sistemas Web/EventSys