Logo PGQu

Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Química do Meio Ambiente

Estudo de compostos ligados ao meio ambiente e o impacto do ser humano no mesmo. Química ambiental e sistemas tropicais (floresta amazônica). Qualidade do ar em recintos fechados. Química ambiental ocupacional.

Projeto: Estudo da atmosfera sob e sobre a floresta amazônica, e região norte fluminense, seus rios e sedimentos com vistas a compensasão da dinâmica de deposição e transformação de compostos orgânicos; avaliação dos efeitos de queimadas sobre esse processo; Docente(s): Francisco Radler de Aquino Neto (Química Orgânica) e Debora de Almeida Azevedo (Química Orgânica); Código Sigma: 206; Início: 1993.

Projeto: Caracterização e identificação dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA'S) em ambiente aberto de diferentes localidades, apresentando diferentes graus de contaminação; Docente(s): Debora de Almeida Azevedo (Química Orgânica); Código Sigma: 189; Início: 1996.

Projeto: Avaliação dos biomarcadores de óleo e rocha geradoras e aplicação na exploração de petróleo; avaliação do impacto ambiental das fontes petrogênicas, antropogênicas, veiculares e/ou de queimadas no grau de poluição atmosférica, hídrica e em sedimentos; Docente(s): Debora de Almeida Azevedo (Química Orgânica) e Francisco Radler de Aquino Neto (Química Orgânica); Código Sigma: 5919; Início: 1996.

Projeto: Monitoramento da qualidade do ar em ambientes não industriais (recintos fechados), com vistas a sua remediação; Docente(s): Francisco Radler de Aquino Neto (Química Orgânica); Código Sigma: 208; Início: 1996.

Projeto: Aplicação de metodologia de extração em fase sólida seguida de analise de CG-EM em amostras de águas superficiais (rios, lagoas, etc.), procurando identificar a origem dos poluentes orgânicos (agrícolas, industriais, domésticos, etc.); Docente(s): Debora de Almeida Azevedo (Química Orgânica); Código Sigma: 7178; Início: 1999.

Projeto: Estudo da reatividade dos compostos orgânicos voláteis na atmosfera urbana - Instalação e calibração dos aparelhos, desenvolvimento e otimização da metodologia para Identificar e caracterizar as emissões de hidrocarbonetos voláteis, como conseqüência do uso de combustíveis oxigenados e gás natural; Docente(s): Graciela Arbilla de Klachquin (Físico-Química); Código Sigma: nc; Início: 2003.

Projeto: Captura de CO2 usando adsorbentes; Docente(s): Jussara Lopes de Miranda (Química Inorgânica); Código Sigma: nc; Início: 2005.

Projeto: Impacto do uso de combustíveis fósseis e das emissões industriais na qualidade do ar urbano - Determinação dos poluentes emitidos pelas fontes veiculares e o seu impacto na qualidade do ar urbano e na Floresta da Tijuca, maior floresta urbana do mundo. Determinação das emissões das aeronaves nos aeroportos urbanos (Aeroporto Internacional Galeão e Santos Dumont). Determinação das emissões dos veículos leves (gasohol, gás natural e etanol) e pesados (diesel). Estimativa da reatividade dos compostos orgânicos voláteis e identificação das fontes poluidoras; Docente(s): Graciela Arbilla de Klachquin (Físico-Química); Código Sigma: nc; Início: 2006.

Projeto: Determinação da contribuição dos veículos leves e pesados à concentração de metais e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos no material particulado atmosférico - Determinação de metais e HPA no material particulado atmosférico (partículas totais, PM10 e PM2.5) e de HPA na fase gasosa com o objetivo de identificar os traçadores de diesel e gasolina. Determinações experimentais no Túnel Rebouças (Rio de Janeiro), Terminal Rodoviário de Duque de Caxias e estacionamentos de veículos leves. Determinação da distribuição mássica de metais e HPA. Análises multivariada dos resultados; Docente(s): Graciela Arbilla de Klachquin (Físico-Química); Código Sigma: nc; Início: 2006.

O detalhamento dos projetos de cada linha de pesquisa pode ser acessado em http://www.sigma.ufrj.br através do Código Sigma descrito nos resumos dos projetos.

INSTITUTO DE QUÍMICA - UFRJ -INTRANET -FAPERJ -CNPq -CAPES -PERIÓDICOS -CONTATO -RESTRITO

Instituto de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, BRASIL | Todos os direitos reservados. ©1999-2016 PGQu & UFRJ.
Google+ | Criação de Sites RJ | Criação de Sistemas Web/EventSys