Logo PGQu

Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Objetivos (Visão Geral, Evolução e Tendências)

O curso tem por objetivo principal a formação de recursos humanos no contexto do desenvolvimento de ciência e tecnologia na área de química, em sua amplitude multi e interdisciplinar. As atividades desenvolvidas apresentam as seguintes características:

Curso de Doutorado em Ciências - Formação de profissionais com capacidade de propor temas de pesquisas inovadores e metodologias para a sua abordagem, assim como realizar as experiências necessárias à verificação das propostas, interpretando seus resultados à luz dos conhecimentos atuais, sob a supervisão de orientador credenciado no Programa.

Curso de Mestrado em Ciências - Formação de profissionais com capacidade de desenvolver um tema de pesquisa de âmbito limitado e de criar os meios para atingir os objetivos propostos, sob a supervisão de orientador credenciado no Programa.

Neste processo, o aprendizado da metodologia científica e das técnicas de laboratório são as razões principais para o desenvolvimento da atividade. Os mestres e doutores recebem noções práticas de didática, através do estímulo às discussões cientificas e de múltiplas apresentações de cursos, seminários e revisões de pesquisa, de forma a capacitá-los ao magistério superior. Também, através das várias interações do Programa com a iniciativa privada, os mestres e doutores são preparados para assumirem posições no crescente, e recente, mercado tecnológico brasileiro. Aliás, esta é uma evolução significativa do Programa, que tinha características quase exclusivamente cientifico-acadêmicas a, aproximadamente, 10 anos atrás. Contudo, acompanhando as necessidades no desenvolvimento cientifico-tecnológico brasileiro, o Programa vem caminhando para um saudável equilíbrio entre estas duas importantes bases de sustentação, atuais e futuras, da formação de recursos humanos e evolução da ciência nacional. Isto demonstra que nosso Programa, mesmo sendo o pioneiro da pós-graduação em química do Brasil continua sempre evoluindo, à medida que os desafios científico-acadêmico-tecnológicos, nacionais e internacionais, se apresentam. Em suma, o espírito de pioneirismo do Programa, semeado a mais de 43 anos atrás, é perene e perpetua-se também dentro da renovação do quadro docente em curso.

INSTITUTO DE QUÍMICA - UFRJ -INTRANET -FAPERJ -CNPq -CAPES -PERIÓDICOS -CONTATO -RESTRITO

Instituto de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, BRASIL | Todos os direitos reservados. ©1999-2016 PGQu & UFRJ.
Google+ | Criação de Sites RJ | Criação de Sistemas Web/EventSys