Logo PGQu

Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Avaliações da CAPES

A verificação e acompanhamento dos indicadores quanti-qualitativos dos programas de pós-graduação são feitas através das Avaliações CAPES, a cada três anos. Isto envolve a avaliação individual de cada programa, por área. Cada área possui um coordenador na Capes. Para o triênio 2004-2006 o coordenador da área de química é o Prof. Jairton Dupont (UFRGS).

A cada triênio são gerados documentos como Critérios da Área de Química (PDF ano 2000PDF ano 2003PDF ano 2006), Documento Resumo da Área de Química (PDF ano 2000PDF ano 2003PDF ano 2006), Ficha de Avaliação do Programa (PDF ano 2000PDF ano 2003PDF ano 2006) e a Síntese da Área de Química (PDF ano 2003PDF ano 2006).

Para a avaliação do triênio 2004-2006 outros documentos também serão levados em conta, como o novo Qualis da Área de Química (PDF Qualis da Área de Química) onde, entre outros, são atribuídos conceitos A, B, C para as publicações em revistas cientificas baseados em seu fator de impacto (JCR/ISI); diretrizes de inserção internacional (PDF Inserção Internacional CAPES); composição do corpo docente (PDF Categorias de Docentes da PG da CAPES). Para satisfazer este ultimo, os programas do IQ-UFRJ adotam um único regulamento (PDF Regulamento para novos Docentes).

Como resultado das avaliações CAPES, os programas são classificados numa escala de 3 a 7, sendo que os programas de conceito 6 e 7 são considerados como de excelência da área. Apenas os programas de excelência participam do PROEX-CAPES (PDF Diretrizes do PROEX-CAPES), que em resumo permite um gerenciamento dos recursos de custeio e bolsas de forma mais descentralizada e ágil, por parte dos coordenadores.

INSTITUTO DE QUÍMICA - UFRJ -INTRANET -FAPERJ -CNPq -CAPES -PERIÓDICOS -CONTATO -RESTRITO

Instituto de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, BRASIL | Todos os direitos reservados. ©1999-2016 PGQu & UFRJ.
Google+ | Criação de Sites RJ | Criação de Sistemas Web/EventSys