Logo PGQu

Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graduação em Química do IQ-UFRJ

Palestra: Professora Graciela Klachqui irá ministrar no Museu do Amanhã a convite da SPBC/Rio no ciclo Ciências às Seis e Meia.

 

https://museudoamanha.org.br/pt-br/ciencias-as-seis-e-meia-antropoceno-um-novo-tempo-para-um-novo-mundo


Para falar sobre essa nossa época geológica em que estamos vivendo, convidamos a professora, pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Química Atmosférica e Poluição na UFRJGraciela Klachquin.

Graciela Klachquin atualmente é Professora Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pesquisadora Nível 2 do CNPq e coordenadora do Laboratório de Química Atmosférica e Poluição na UFRJ. Já publicou 120 artigos científicos e orientou 32 alunos de mestrado e doutorado. Atualmente suas linhas de pesquisa são: Determinação do impacto de uso de combustíveis derivados do petróleo e gás natural na qualidade do ar urbano, Interação floresta-ambiente urbano, Reações de compostos biogênicos na atmosfera e Gases de Efeito Estufa.

Nas últimas décadas, o homem tem se convertido em uma força geológica, competindo com as forças naturais, no impacto e modificação do sistema Terra. O termo Antropoceno foi proposto pelos cientistas Paul Crutzen e Eugene F. Stoemer, em 2000, para descrever esse novo tempo e enfatizar o papel preponderante do homem na geologia e na ecologia. 

Não há dúvidas de que o homem tem modificado o Planeta de uma forma inequívoca e, em alguns casos irreversível, e que os conceitos do Holoceno não podem mais ser utilizados para descrever as tendências das variáveis químicas e biológicas e o futuro do sistema Terra como um todo. O amanhã depende, em grande medida, das ações para otimizar a relação do homem com o meio ambiente.

Ciências às Seis e Meia

O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras de grandes cientistas para públicos não especializados. Criado nos anos 80 pela Regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tornou-se programa indispensável para quem gosta de conhecer novas ideias e perspectivas nas mais diversas áreas do conhecimento. Para o ano de 2018, o Ciência às Seis e Meia é realizado em parceria com o Museu do Amanhã e ocorre na primeira quarta-feira do mês, sempre às seis e meia.

Ciência às Seis e Meia é organizado pela SBPC – RJ e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em  parceria com o Museu do Amanhã e o site de divulgação científica A Ciência Explica.

Inscrições:
01/08/2018 - 18:30
Cadastre-se no site para se inscrever neste evento. Caso já tenha cadastro, faça login

 

 

 

INSTITUTO DE QUÍMICA - UFRJ -INTRANET -FAPERJ -CNPq -CAPES -PERIÓDICOS -CONTATO -RESTRITO

Instituto de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, BRASIL | tel: +55 21 3938-7260 | Todos os direitos reservados. ©1999-2015 PGQu & UFRJ.
Google+ | Criação de Sites RJ | Criação de Sistemas Web/EventSys